Vida Trem Bala

 em Sem categoria

Não é sobre chegar
No topo do mundo e saber que venceu
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo
E também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo em todas as situações

A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim

Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar
Também não é sobre
Correr contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás

 

Desculpa por começar este texto direto com a letra desta canção sem nenhuma palavra explicativa prévia. Como não conhecia o autor da bela música, fui procurar na internet e identifiquei Ana Vilela, como a autora. Eu acho esta canção muito bonita e ela mexe com minhas emoções. Eu enxergo nela muitas verdades bíblicas…e como diz Agostinho de Hipona “Toda verdade é verdade de Deus.”. E as verdades que estão nesta canção ficam ainda mais belas pois são construídas numa linda melodia.

Entre outras coisas, está no cerne da construção da mensagem da música a ideia de que devemos valorizar o que de fato é importante, porque a vida passa ligeiro. Pude perceber aspectos que temos tratado continuamente na igreja, sobretudo nos últimos sermões e estudos bíblicos em João e em Êxodo, respectivamente. A primeira estrofe da parte acima colada fala em sermos abrigo e termos morada em nossos relacionamentos. E isso está entre os temas que tratamos no último domingo a noite, meditando na ultima parte de João dezessete. Precisamos compreender definitivamente que não existe carreira solo no cristianismo e que ser parte da igreja é compreender que nossas vidas estão entranhadas com outras vidas, de modo inseparável. Ninguém é igreja só. O que você faz de bom ou ruim repercute no corpo e você não tem mais o direito de pensar somente em você. Somos parte de um corpo, o corpo de Cristo. E nesta caminhada nossas vidas devem ser úteis para outros membros e deles devemos fazer uso, como recurso de Deus para nossas trajetórias. E é somente assim que viveremos de modo agradável e com beleza.

Na última estrofe a brevidade vira tônica e poeticamente somos conduzidos a perceber a verdade da nossa finitude. Portanto, não o quanto de dinheiro que você conseguiu acumular, ou os bens que conquistou ou ainda o quanto exuberante foi sua carreira, mas revela-se importante como você usou o tempo que lhe tem sido dado a cada dia. Neste tempo sem prazo visível estabelecido, importa compartilhare dividir, cumprindo o propósito como corpo de Cristo…porque este tempo já já se esgota. Entenda, não estamos diante de uma melancólica verdade, mas de uma linda possibilidade – assim como a música é linda – de vivermos da melhor forma possível hoje.E assim, vivermos a vida na plenitude de sua beleza e de seu propósito!

Desta forma, Deus quer que o mundo olhe para a igreja de Cristo e veja a sua beleza, sua mutualidade e alegria, manifestando a sua glória:  Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.(João 17.22-23). Portanto, gaste sua vida corretamente e dê significado real a ela fazendo a sua parte, cumprindo sua missão, olhando para o alto e para o seu redor, com disponibilidade para os que são seus irmãos e para os que não são…porque a vida é trem bala, por certo, mas também é bela para a desperdiçarmos com motivações erradas!

Pr. Ilton Sampaio de Araujo

Postagens Recentes