Para falarmos do Seminário Teológico do Oeste, precisamos nos referir ao Seminário Unido, fruto de um Congresso, realizados no Panamá, em fevereiro de 1916, de cujas reuniões alguns brasileiros participaram. Em dezembro de 1919 o “Unido” elege sua primeira Diretoria e as aulas começam em 1920. Suas atividades foram encerradas em 1932.

 

Por volta de 1969/1970 o Seminário Unido renasce e se expande abrindo várias extensões. O Rev. Manoel da Silveira Porto Filho, atento às necessidades das Igrejas de Campo Grande e adjacências, oferece as dependências da Igreja Evangélica Campograndense para funcionamento de uma dessas extensões. Sua oferta foi aceita e em 12 agosto de 1977 acontece a aula inaugural da extensão do Seminário Unido em Campo Grande. A escola funcionou até 1989.

Por dificuldades encontradas junto à sede e pelo dificultoso relacionamento entre alunos e diretoria da extensão, alunos e professores exigem uma eleição para novo diretor e assim, por amor à obra, assumimos. O ano de 1990 foi de transição e a Diretoria composta por mim, Nerval Coelho Soares, Rev. Daniel Marques Serenado(de saudosa memória) e Prof. Renato da Silva Gomes, apoiada por alguns remanescentes, tanto alunos como professores, opta pelo fim do ciclo da extensão do Seminário Unido em Campo Grande. Com as coisas reorganizadas, fundamos, em 15 de abril de 1991 o Seminário Teológico do Oeste, cujo Estatuto foi registrado em 14 de outubro do mesmo ano e a ata em que constava a primeira Diretoria e Conselho Fiscal, foi registrada em 4 de dezembro de 1991. A Diretoria era constituída por: Rev. Nerval Coelho Soares, Presidente; Rev. Daniel Marques Serenado, Vice-Presidente; Rev. Abner Nagem Perru, Diretor Financeiro; Prof. Renato José Gomes, Diretor Pedagógico; Prof. Ademir Carneiro Oliveira, 1º Secretário; Profº Enny Sant’Anna, 2ª Secretária; Rev. Eli Lage Bento, 1º Tesoureiro e Rev. Élvio Gonzaga Carneiro,2º Tesoureiro, e o Conselho Fiscal, composto por Edson de Abreu Sardinha, Relator; Paulo Roberto Teixeira dos Santos e César Augusto Rangel Coutinho, vogais, tendo como suplentes: Enéas Antonio de Souza e Ludário Salles.

 

Louvamos a Deus por tantos que militaram nesta Casa de Profetas e por todos que aqui puderam encontrar instrução bíblico-teológica e orientação para o ministério da Palavra, conscientes da responsabilidade e compromisso do chamado divino, podendo usar, como suas, as palavra do apóstolo Paulo, em Romanos 1:15, que é o lema do Seminário: “…Quanto a mim, estou pronto para anunciar o evangelho…”. Aleluia!