Você Entende O Que São as Promessas de Deus?

 em Sem categoria

O que você entende quando alguém fala que, as promessas de Deus irão se cumprir na sua vida!? Eu não sei quanto a você, mas eu entendo que a pessoa está se referindo aos sonhos e planos que essa mesma pessoa tem, tendo também a convicção que Deus fará realizar esses seus sonhos em sua vida. Porém, será que é assim que devemos entender as chamadas promessas de Deus?

Quando olho para as promessas de Deus feitas a Abraão, a Isaque e a Jacó vejo que Deus não estava interessado em atender, como fim último, as demandas pessoais dessas pessoas, mas simque o próprio Deus fizera promessas que sempre teriam seu fim último na pessoa de Cristo. Esses personagens receberam promessas para que suas vidas fossem permeadas, e dessa forma abençoadas, por ações de Deus com objetivos que sempre resultariam na evidência de sua vontade entre homens, na revelação de Cristo, em sua justiça e graça.

Então podemos entender como promessas de Deus a comunicação explícita de sua vontade aos homens, que tem como resultados as ações soberanas de Deus que movem a nossa vida e tem como objetivo final a glória Deus e não o atendimento das necessidades humanas! Isso me parece muito diferente da percepção mais comum em nosso tempo. Ou seja, é ele nos deixando saber, por meios de suas promessas, na Bíblia, aquilo que ele mesmo já estabeleceu. Logo, não há um Deus disponível que atende nossa vontade para nos realizar, mas um Deus majestoso que, por sua misericórdia, nos deixa saber parte daquilo que ele mesmo já providenciou em seu plano eterno, e que por graça nos permite fazer parte desse plano.

Foi isso que ele fez a Abraão, prometendo a ele um filho. A promessa de uma nação numerosa a partir de sua descendência apontaria para o estabelecimento da nação de Israel e do surgimento do Messias no seio deste povo. E seria acreditandonessa promessa que Isaque oraria para que Rebeca, também estéril, pudesse ter um filho. E de igual modo foi por meio dessa promessa que Deus abençoou a casa de Jacó preservando José diante da malignidade de seus irmãos que queriam mata-lo. E tudo isso não ocorreu por causa de Abraão e Sara, de Rebeca ou dos doze filhos de Jacó, mas por causa do próprio Deus, por seu poder, por sua justiça e para o propósito de salvação de judeus e gentios que seriam salvos em Cristo Jesus. No entanto lembre-se, também não foi por causa dos judeus e gentios, que nada mereciam, mas por causa do estabelecimento de sua vontade que é santa e exalta o seu próprio nome. Nenhum homem é o centro das promessas de Deus, exceto Jesus de Nazaré.

Então, sugiro que comece a ler a Bíblia e, pela ação do Espírito Santo, você comece aprender acerca das promessas de Deus e então peça que a sua vida sirva à essas promessas nessetempo. Isso é pedir segundo a vontade de Jesus Cristo e em seu nome. Isso é não aplicar em nossa relação com Deus o que nos falou Tiago:pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.(Tiago 4.3).

Portanto, sugiro que você pare de falar que as promessas de Deus irão se cumprir na sua vida,se você não as conhece. Indico que, humildemente,você se prostre diante do Mestre e conheça as suas promessas explicitadas em sua Palavra e ore para que elas, as verdadeiraspromessas, sejam cumpridas em sua vida…lembrando que elas sempre serão para o louvor da glória do Deus Eterno e não para atender seus planos pessoais, que tem fim em você mesmo!

Pr. Ilton Sampaio de Araujo.

Postagens Recentes